[Projeto Literário]: A poesia do livro

18:12



Olá leitores!

Hoje é dia de começar a nossa participação no Projeto Literário. Essa iniciativa prevê blogagem coletiva durante dois meses e duas semanas com postagem uma vez por semana e uma crítica cinematográfica a cada 15 dias. A primeira atividade do projeto se chama “Poesia do livro” e tem o intuito de compartilhar em que situação um livro se tornou especial para você, que fase da vida isso aconteceu, que tipo de aprendizado ele te trouxe.

         _______________________________   //___________________________________

Pois bem! O livro escolhido foi “Eu sei que vou te amar”, do Arnaldo Jabor. Todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar do Jabor como comentarista político e econômico, mas o fato é que o jornalista também se aventura pela ficção literária e neste livro em questão propões um movimento inverso em termos de adaptação. Já que o autor traz a história de um filme para o livro.

A minha identificação com essa narrativa talvez seja muito subjetiva, mas o fato é que eu adorei a perspectiva de uma DR (discussão de relação) completamente real e plausível, bem como a ausência de personagens secundário e mocinhos e vilões. O casal é apresentado como resultado das suas virtudes e fraquezas enquanto indivíduo e enquanto casal. Nada é idealizado ou cercado de romantismo bobo e é exatamente aí que se encontra a beleza do livro.

“E você vem e você chega e entra quebrando todo o realismo da sala, quando você entra muda tudo, a casa fica diferente, as cadeiras se movem, os vasos de rosa voam no ar, as mesas rodam, rodam e eu começo a perder o controle da minha solidão; sozinho eu me seguro, mas você chega e eu danço, pois você sabe de mil truques para me jogar no abismo...”



O que achou da nossa primeira atividade? Que livro é especial para você?
Érika Rodrigues

Também poderá gostar

3 comentários

  1. Adorei a escolha do livro
    Ás vezes é bom ler algo mais real, do que alguns romances que acabamos tendo acesso como leitores.
    Beijos

    www.pequenosvicios.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Então... acredita que eu só conheço o Jarbor por nome?! Não faço a mínima ideia de quem seja a pessoa dele. E só o reconheci quando li no seu texto o "Arnaldo Jarbor" se não nem me daria de conta, porque não prestei muita atenção na capa.
    Enfim... seu texto ficou ótimo e já estou ansiosa para a segunda etapa do projeto. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir