[Resenha]: Tudo o que você precisa saber sobre psicologia

15:33

Título: Tudo o que você precisa saber sobre psicologia | Autor: Paul Kleinman | Editora: Gente | Edição: 1 | Páginas: 256 | Nota: 4,5  de 5

Sinopse: Não importa se você está procurando por uma forma de começar a estudar Psicologia para depois se aprofundar, ou se simplesmente tem curiosidade em identificar as neuroses dos seus amigos, este livro possui as respostas sobre a mente humana que você não compreende ao acessar artigos acadêmicos.
Em uma revisão rápida e completa da Psicologia moderna, entenda as teorias mais importantes, os experimentos marcantes, as definições de síndromes e fenômenos sem precisar sofrer. Tudo isso ainda acompanhado de um resumo sobre a vida e as descobertas dos maiores nomes da Psicologia como Freud, Jung, Skinner, Maslow e muitos outros.
Embarque nessa jornada sobre a profundidade de nossa existência, questione o poder da consciência e o que nos torna humanos em um mundo tão cheio de variáveis. Aprenda com aqueles que moldaram nosso conhecimento sobre nós mesmos e ainda tenha a oportunidade de fazer os testes psicológicos mais clássicos – em uma linguagem fácil e divertida. Alguns dos temas que você encontra aqui: Sonhos, Hipnose, Teorias de liderança, Teorias da inteligência, Memória, Efeito espectador, Lados direito e esquerdo do cérebro, Informações sobre os maiores autores de Psicologia.

*Este livro foi cedido pela editora para resenha


Comentários


A leitura de Tudo o que você precisa saber sobre psicologia se deu como uma oportunidade de matar uma antiga curiosidade sobre tudo que envolve a mente humana e o nosso comportamento. O fato de não ser um livro que apresente uma narrativa pode deixar esse resenha complicada, mas tentarei abordar aqui o que mais me chamou atenção na proposta.

Tudo o que você precisa saber sobre psicologia tem a iniciativa de apresentar as terias, teóricos e experimentos psicológicos para aqueles que, assim como eu, não são familiarizados com esse ramo de estudo, mas tem interesse pelo tema. Para atingir o objetivo o autor divide o livro em pequenos capítulos a partir de um estudioso específico (como Freud. Murray) ou por tema (como sonho, personalidade, inteligência).

Nesses capítulos é possível conhecer de forma bem didática como cada um desses estudiosos desenvolveu seus experimentos e as conclusões a partir deles. Além de apresentar a teoria de forma descomplicada, o autor apresenta alguns esquemas ilustrados que resumem o estudo e facilitam a compreensão. Há ainda uma pequena bibliografia de cada pesquisador.

Dentre tudo que foi exposto gostei bastante das teorias sobre sonho, apego, hipnose e do perfil psicológico de Hitler. É realmente interessante perceber como estudiosos da mesma área chegam a conclusões diferentes sobre algo que é tão subjetivo. Também me deixou intrigada fato de perceber que algumas das primeiras experiências psicológicas são utilizadas como explicação para distúrbios tão modernos como síndrome do pânico, ansiedade.

Com certeza Tudo o que você precisa saber sobre psicologia é um leitura mais do que indicada. Não só por questões de saciar a curiosidade, mas pela oportunidade de adquirir conhecimento sobre questões que norteiam a vida de todo mundo. E o melhor de tudo: com uma linguagem acessível.


Érika Rodrigues

Também poderá gostar

3 comentários

  1. Tive duas disciplinas sobre Psicologia quando fazia faculdade de Bio. Eu adorava as aulas. Dica anotada aqui \o/ Ainda mais por ter uma linguagem menos rebuscada :)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  2. O que eu gosto bastante é de concluir baseado em observação das pessoas e depois comparar com comportamentos adotados por mais indivíduos em uma determinada área de amostragem. Eu tenho um fascínio por psicologia, entender porque as pessoas fazem o que fazem. Muito embora, varias reações são atribuídas ao instinto, eu acredito particularmente acredito que a maioria das ações vem baseadas em nossas vivencias, somos moldados pelo meio e os instintos mais primais podem ser facilmente deixado de lado.
    A proposito, adorei a indicação.
    bjs LP
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido comentários a respeito, mas nunca pensei em ler, gostei de saber que o tipo de linguagem é acessível, facilita na forma de compreensão

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir