[Resenha]: Lola e o Garoto da Casa ao Lado (Stephanie Perkins)

20:58


Título: Lola e o Garoto da Casa ao Lado | Autora: Stephanie Perkins | Editora: Novo Conceito | Edição: 1 | Páginas: 288 | Nota: 4 de 5

Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.





Comentários

"- Existem algumas pessoas na vida que você não pode superar." 
Página 277

A leitura de ‘Lola e o garoto da casa ao lado’ se deu de forma muito despretensiosa. O livro foi o primeiro sorteado da minha TBR Jar e confesso que até então não conhecia detalhes sobre a narrativa nem sobre a autora (não fazia ideia que era a mesma autora de Ana e o Beijo Francês até terminar de ler o livro). No entanto, ter Lola como minha primeira leitura de 2015 foi uma ótima maneira de começar o meu ano literário. 

A narrativa é basicamente toda centrada na figura da personagem principal que também é a narradora. Lola é uma adolescente super criativa e bem descolada. Ela faz o gênero fashion e não se preocupa com as pessoas vão achar das suas roupas customizadas ou das suas perucas de cores gritantes. Ela é filha adotiva de um casal de homossexuais e divide sua vida entre a escola, o trabalho de meio período e o namorado – músico e mais velho – que não é aprovado pela família. O grande projeto da garota, além de garantir que os pais gostem de Max, é o baile de formatura em que Lola pretende ir vestida de Maria Antonieta. 

As situações são apresentadas de maneira corriqueira e aos poucos vamos conhecendo um pouquinho das relações que fazem parte do dia a dia da personagem principal. O grande ponto de virada da história se dá com o retorno da família Bell para a casa vizinha a da Lola. Durante um período na infância Lola e o casal de gêmeos, Cricket e Caliope, da casa ao lado mantiveram uma relação de amizade, mas foram afastados em função da mudança repentina dos Bell. Fica subentendido que a amizade entre Cricket e Lola tinha evoluído para algo mais, ao menos na visão de Lola, mas só ao avançar na leitura é que entendemos o que realmente aconteceu e o que acabou magoando a protagonista.

Após o retorno dos Bell, Lola faz de tudo para evitar se encontrar com os gêmeos (principalmente Criket), mas o acaso acaba sempre unindo o caminho dos dois. Cricket está na faculdade e tem aquele perfil nerd fofo. Eu, particularmente, adorei a forma como a autora construiu esse personagem e como foi nos apresentado de forma bem tranquila. 

No geral ‘Lola e o garoto da casa ao lado’ é uma narrativa leve e descontraída. Uma ótima leitura para quem está procurando um livro para ler nas férias. A narrativa de Perkins tem uma espécie de frescor, os personagens são cativantes e a história é uma graça. Minha única ressalva foi o fato de que em algumas situações a Lola se torna um pouco adolescente demais com todas aquelas crises de rebeldia e isso acabou sendo cansativo. Mesmo assim o livro se tornou um dos meus favoritos do gênero.


Érika Rodrigues


Também poderá gostar

9 comentários

  1. Oi Érika,
    Já ouvir falar muito desse livro, mas não um dos meu gêneros favoritos, acho que ele ia acabar ficando pra minha jarra da TBR também, mas adorei sua resenha, e também acho que algumas vezes o drama adolescente deixa o livro meio cansativo, mas só lendo ele para saber né ...

    Bjs
    Dudu
    http://portalnerdss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Erika...
    A Dani já leu este livro e até resenhou no blog, mas confesso que eu não li ainda e nem tinha analisado o enredo.Agora com sua resenha fiquei interessada =D
    Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Amanda
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Érika, como vai?
    Eu estou pra ler o primeiro livro dessa "série" e ai, não me anima sabe?
    Acho que vou fazer TBR jar e me obrigar kkkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika! Posso dizer que minha ansiedade aumentou para ler esse livro. Só tive vontade por saber ser da mesma autora de Anna e o Beijo Francês, que foi muito bom. Essa é a primeira resenha que leio e gostei bastante. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi bastante comentários positivos sobre a Stephanie Perkins, mas ainda não li nada dela. Agora vou ficar na dúvida se leio primeiro esse ou o "Anna e o Beijo Francês"! Valeu pela dica! Bjo :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho o livro aqui em casa a um tempo já! Mas nada de eu conseguir ler, sua resenha reascendeu a vontade de ler! Vou me empenhar para isso hahah

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Érika, também gostei muito da leitura desse livro. A trama leve, prática e em nada forçada. Os dilemas são interessantes e foram bem desenvolvidos, mesmo que não sejam extraordinários.Adorei os pais de Lola e as cenas com eles foram as melhores (para mim). :D

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis ler esse livro e tenho aquele sentimento de "vou amar" sabe? Pois adoro esse gênero, nunca li nada dessa autora e sei que provavelmente estou perdendo uma grande oportunidade. Não sabia muito bem do que o livro se tratava, e sua ótima resenha esclareceu muito bem! Ai gente, nerd fofo e garota rebelde? Já to amando HAHAHA Vou ver se encontro ele em alguma promoção por ai e embarco na leitura!
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Saudações Lady Érika
    Lola e o Garoto da Casa ao Lado é um dos meus livros preferidos! Estou aguardando ansiosamente o lançamento do terceiro livro, focado em outro casal mas que ainda apresenta os dois primeiros casais como feito nesse com Anna e St. Clair.
    E sim, concordo que a Lola poderia ser mais "adulta" em várias ocasiões!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir