[Resenha]: Os Segredos de Colin Bridgerton (Julia Quinn)

01:30

Titulo: Os Segredos de Colin Bridgerton | Autora: Julia Quinn | Editora: Arqueiro | Edição: 1 | Páginas: 336 | Nota: 5 de 5


Sinopse: Há muitos anos Penelope Featherington frequenta a casa dos Bridgertons. E há muitos anos alimenta uma paixão secreta por Colin, irmão de sua melhor amiga e um dos solteiros mais encantadores e arredios de Londres. 

Quando ele retorna de uma de suas longas viagens ao exterior, Penelope descobre seu maior segredo por acaso e chega à conclusão de que tudo o que pensava sobre seu objeto de desejo talvez não seja verdade. 

Ele, por sua vez, também tem uma surpresa: Penelope se transformou, de uma jovem sem graça ignorada por toda a alta sociedade, numa mulher dona de um senso de humor afiado e de uma beleza incomum. 

Ao deparar com tamanha mudança, Colin, que sempre a enxergara apenas como uma divertida companhia ocasional, começa a querer passar cada vez mais tempo a seu lado. Quando os dois trocam o primeiro beijo, ele não entende como nunca pôde ver o que sempre esteve bem à sua frente. 

No entanto, quando fica sabendo que ela guarda um segredo ainda maior que o seu, precisa decidir se Penelope é sua maior ameaça ou a promessa de um final feliz. 

Em Os segredos de Colin Bridgerton, quarto livro da série Os Bridgertons, que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares, Julia Quinn constrói uma linda história que prova que de uma longa amizade pode nascer o amor mais profundo.


Comentários

Quem acompanhou meus comentários sobre os três primeiros livros da série já sabe que eu estava bem ansiosa para o livro que traria a história de Colin. Toda expectativa poderia ter prejudicado a leitura, no entanto Julia Quinn conseguiu me surpreender de maneira bastante positiva ao apresentar um Colin muito além do senso de humor apurado, que é marca do personagem ao aparecer nos outros livros da série.

Assim como as demais tramas, a narrativa do quarto livro da série Os Bridgertons se passa durante uma temporada de bailes da alta sociedade de Londres. Apesar de ser bastante cobiçado pelas mães das debutantes da temporada, Colin não parece nem um pouco interessado em mudar o seu status de solteiro e nem de estabelecer raízes em um lugar. Uma das características do personagem é o gosto por viajar para lugares exóticos. Claro que a situação também desagrada Violet, a matriarca casamenteira dos Bridgertons, que vê seu filho chegar aos 33 anos sem ao menos pensar em construir uma família.

Em paralelo a história de Colin, o livro apresenta Penélope Featherington. Penélope também já apareceu nos demais livros da série, na maioria das vezes em críticas mordazes da Lady Whistledown (a cronista da sociedade). A personagem nunca esteve associada à beleza e aos traquejos sociais e em virtude disso chega aos 28 anos com o titulo de solteirona. Penélope também é a melhor amiga de Eloise Bridgerton, que protagonizará o próximo livro da série, e nutre um amor platônico por Colin desde a adolescência.

Quando comentei logo no início desta resenha que a autora me surpreendeu não se deve ao fato de apenas apresentar um casal atípico como protagonistas dessa história. O que foi mais interessante para mim é que tanto Colin quanto Penélope ganham um aprofundamento psicológico que nos dá uma dimensão maior sobre as razões do comportamento de cada um deles ao longo da narrativa. Isso também contribuiu com que eu me aproximasse mais dos personagens e transformou Penélope na minha personagem feminina predileta até o momento.

Diferente dos demais livros, “Os segredos de Colin Bridgerton” não foca apenas nas nuances que envolvem a história do casal. Nele, também somos apresentados à verdadeira identidade de Lady Whistledown. Quem acompanha a série desde o início sabe que as crônicas da personagem nos instigam e garantem grande parte do bom humor dos livros, além de ser um mistério inclusive para os próprios personagens. A deixa para revelar a identidade da maior fofoqueira de Londres se dá em um dos bailes quando Lady Danbury, ao considerar a temporada muito entediante, propõe um desafio: mil libras pela verdadeira identidade de Lady Whistledown.

E difícil mensurar o quanto esse livro me agradou. Julia Quinn apresenta muito da sua forma já consolidada nas três primeiras histórias, mas se permitiu apresentar um casal maduro e com problemas mais complexos. Como já mencionei anteriormente, Penélope se transformou na minha personagem feminina predileta por tudo que ela passou e pela forma honesta como enfrentou as dificuldades. Quanto a Colin, desde o primeiro livro achei que ele seria o meu personagem masculino predileto, mas ele não conseguiu superar Anthony.


“- Eu te amo – sussurrou ela – Eu te amo há anos.

- Eu sei – disse ele, surpreendendo-se com as próprias palavras”.

Página 253


Sobre a estrutura


O livro mantém a forma de narração em terceira pessoa apresentando o ponto de vista de Colin e Penélope. Os capítulos possuem tamanho mediano e ótima continuidade. Uma mudança em relação aos anteriores é que as crônicas de Lady Whistledown já não iniciam todos os capítulos em função da busca por sua identidade.


Confira os meus comentários sobre os livros anteriores:





Érika Rodrigues

Também poderá gostar

15 comentários

  1. xuxu, Penelope é a minha nova diva literária. Só digo isso. Hahahahaha!
    Achei esse livro incrível... empolgante, com cenas bem dinâmicas e com um excelente desenvolvimento. O meu favorito, devo dizer (embora meu casal s2 seja Simon e Darphne *-*). Tô doida pra saber o que Eloise irá aprontar no próximo.

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Erika!
    Ahhh eu adoro os livros da Julia Quinn!
    Até agora só consegui ler o primeiro, mas os outros já estão na minha lista de leituras :)
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Fernanda.
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de romances de época, por isso nem me interessei por esse. Mas só vejo elogios para essa autora.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo romance de época, essa série é maravilhosa, gosto muito da escrita da Julia Quinn.

    ResponderExcluir
  5. Adoro romances de época, mas ainda não li essa série. Mas já ouvi falando muito bem dela e da autora . Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adoro romances de época, e pretendo ler os livros desta série em breve.
    Já li algumas resenhas dos livros anteriores à esse e desde então despertou meu interesse, todos falam muito bem da escrita da Julia Quinn e de suas obras, e vejo que preciso lê-los para ontem, hahaha
    Penélope e Colin parecem ter uma personalidade e tanto.
    Quanto à identidade de Lady Whistledown ser revelada nesse quarto livro, só me deixou mais curiosa ainda para começar a ler a série logo, e conhecer a "Gossip Girl?" da série Os Bridgerton, hahaha!! enfim, adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  7. o livro "os segredos de colin bridgerton" parece ser um otimo livro de romance. eu nao li os livros anteriores, mas fiquei curiosa p/ conhecer anthony. hehe e descobrir quais sao os segredos de lady w.

    ResponderExcluir
  8. Ansiosa por ler, o segredo de Penelope parece ser maior do que o de Colin!! Parece ser uma aventura encantadora principalmente por ser tratar de um casal atípico!! Adoooooooooro!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda estou lendo o terceiro, mas cada vez quero mais, ótima resenha, vc escreveu mt bem sobre o livro :))
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro romances de época, quero muito ler esta série, parece ser ótima. Pretendo começar a leitura em breve, só vejo comentários positivos sobre ela e minha vontade só aumenta.

    ResponderExcluir
  11. Bem ainda nao li nenhum livro da serie, porem estou muito curiosa pois a escrita da autora é algo que realmente me chamou bastante atenção e sem duvida quero ler em breve. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  12. OMG
    Eu já disse que estava desesperada para ler o restante da série não é?
    Supro minha curiosidade pelas suas resenhas hauhauahauhauah
    Sou completamente apaixonada pelo Colin e quero muito finalmente ler esse volume!
    Obrigada pelas palavras sinceras Lady Erika, me deixa preparada para as emoções da obra

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
    PS.: Peço perdão pela ausência, o Castelo já está reaberto e as teias de aranha já foram retiradas. Aguardarei vossa visita!

    ResponderExcluir
  13. Que tantos segredos! Ele tem ela esconde um maior ainda! Gosto destes romances de época. Vamos ver o que este trás de novidade!!

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem emocionante. Já estava ansiosa pra saber mais da história de Colin. E achei a personagem de Penélope perfeita pra ele. Os dois juntos são demais. É por isso que amo a autora. Não nego que sou fã de carteirinha dela. Suas histórias são divinas e encantadoras. Seus personagens sublimes e apaixonantes. Sou viciada em todos os seus romances.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oii :}
    Acabei de comprar os três primeiros livros da série e to bem ansiosa pra iniciar a leitura!
    Claro que a sua resenha me conquistou, e claro que estou apaixonada por cada detalhe deste livro. Amo romances de época, e esse é daqueles que parecem te prender do começo ao fim <3
    Bjs :*

    ResponderExcluir