[Resenha]: A garota que você deixou para trás

23:06

Título: A garota que você deixou para trás | Autora: Jojo Moyes | Editora: Intrínseca | Edição: 1 | Páginas: 384 | Nota: 5 de 5

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.



Comentários

"Saiba, minha querida, que marco cada dia, não do mesmo modo que meus companheiros, grato por ter sido mais um a ter sobrevivido, mas agradecendo a Deus pelo fato de cada um significar que seguramente devo estar vinte e quatro horas mais perto de voltar para você."

Página 67


Quem acompanha a “Na Nossa Estante” sabe que eu conheci o trabalho da Jojo Moyes a partir de ‘A Última Carta de Amor’ e gostei bastante da forma como a autora construiu a narrativa e da caracterização dos personagens. No início deste ano tive a oportunidade de ler ‘Como eu era antes de você’, e o livro acabou se tornando uma das minhas leituras favoritas. Então comecei a ler ‘A garota que você deixou para trás’ com altas expectativas e ao terminar a leitura ficou mais notório que a Jojo possui uma incrível habilidade de criar narrativas intensas e envolventes.

‘A garota que você deixou para trás’ tem início em 1916, na França ocupada pela Alemanha em função dos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Nesse cenário conhecemos Sophie Lefèvre. Após a ida de seu marido, Édouard, para o front Sophie retorna para sua pequena cidade natal a fim de ajudar sua irmã a cuidar do irmão mais novo e dos sobrinhos. Vivendo no antigo hotel da família, que assim com as demais propriedades fora saqueado pelos alemães, ela enfrenta a subnutrição, a carência de todos os tipos de recursos e a violência do exército inimigo. 

Imersa nesse cenário de privações, Sophie se apega as lembranças da vida que tinha em Paris e as poucas notícias que recebia do marido no campo de batalhas. Dentre essas lembranças, um quadro pintado por Édouard em sua homenagem faz com que Sophie encontre forças para enfrentar os reveses da guerra. 

Em um dos períodos de maior intensificação da presença alemã na França, Sophie e Hèlene – sua irmã – são obrigadas a servir refeições diárias ao Kommandant e seus subordinados. Mesmo com as desconfianças que tal aproximação com os alemães causaram entre os outros moradores da cidade, Sophie vê nessa nova condição uma oportunidade de sua família se alimentar melhor e de tentar descobrir alguma informação sobre seu marido. Apesar de perceber os riscos desse tipo de relação, com o passar do tempo Sophie e o Kommandant passam a conversar mais sobre assuntos não relacionados aos conflitos e esse envolvimento terá consequências até muito tempo depois. 

Em seguida a narrativa vai para Londres, em 2006, e conhecemos Liv Halston - uma jovem que tenta retomar sua vida após a morte precoce de seu marido, David. Vivendo em uma casa de vidro, projetada por David, e em um padrão de vida que não era mais capaz de manter, Liv parece não ter motivação para realizar as atividades mais corriqueiras. As dificuldades financeiras e a saudade do marido fazem com que Liv opte por uma vida reclusa e permeada pelas lembranças da época em que as coisas corriam bem, em especial um quadro que ela ganhou do marido na lua de mel. O quadro, ‘A garota que você deixou para trás’, retrata uma jovem linda e confiante e durante os piores momentos após a morte de David era olhar para a imagem dessa jovem que dava forças para Liv se levantar da cama.

Em uma de suas tentativas de retomar sua vida, Liv conhece Paul. Bonito e gentil, Paul MacCafferty acaba confundindo os sentimentos de Liv – que mesmo sem querer “deixar” David, vai se permitindo se envolver aos poucos. No entanto, as consequências do encontro dos dois não se limitarão apenas ao campo amoroso. 

A narrativa se desenvolve de forma surpreendente até a aproximação das duas histórias. Jojo, mais uma vez, construiu um enredo capaz de envolver e emocionar os leitores. Também vale a pena destacar o trabalho de pesquisa realizado pela autora tanto no que se refere ao mercado de obras de arte quanto aos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, que nem sempre ganham espaço na literatura. 


- Imaginar o que? 
- O que se perde. Só tentando se agarrar a umas poucas coisas 

Página 359


Similaridades entre as personagens

Sophie e Liv têm suas histórias separadas por quase cem anos, no entanto, as duas protagonistas apresentam muitas afinidades. Jojo criou duas personagens femininas fortes, cada uma a sua maneira. As duas são extremamente obstinadas e lutam até as últimas consequências pelo que acreditam. 



Estrutura

O livro é dividido em duas partes. A primeira trás o desenvolvimento da história de Sophie e é narrada em primeira pessoa. Na segunda parte, em que conhecemos Liv, a narração acontece em terceira pessoa.
Os capítulos possuem tamanho mediano e apresentam ótimos ganchos, principalmente na parte de Sophie. Já nos anos 2000, quando as histórias se cruzam, há ainda alguns capítulos que narram as lacunas da história durante a Primeira Guerra. 




Érika Rodrigues

Também poderá gostar

9 comentários

  1. Quando fui na turnê intrínseca, eles fizeram a maior propaganda desse livro, até me deram botton, pensei em comprar, mas já tinha pegado Silo, fica para próxima.
    Adorei a resenha, a história parece muuuito interessante.


    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Erika ...
    Já li "Como eu era antes de você", e adorei. Este livro me fez refletir muito, questionar conceitos e mais uma vez me encantar com o amor.
    Agora que li sua resenha "A garota que você deixou para trás" se tornou leitura obrigatória para mim, mesmo não gostando muito de livros sobre guerra.
    Com certeza vou ler, estou indo atualizar meu skoob.

    Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Amanda :-*
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei a dica é o próximo da minha lista
    http://derlai.blogspot.com.br
    http://derlaine1.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero muitoooooo ler esse livro!
    Eu adoro os livros da Jojo Moyes, adoro o modo como ela descreve os personagens e as cenas, adoro o fato de as histórias se passarem em Londres...ADORO!
    Ótima resenha. Senti ainda mais vontade de ler o livro!
    Bjsss
    http://sem-spoiler.blogpost.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Érika, eu adoro livros que trazem como pano de fundo esse período histórico. E gosto muito também quando o autor nos leva a duas histórias paralelas. Ainda não ficou muito claro para mim qual das duas será a minha heroína... talvez seja a Sophie. Ou quem sabe a Liv. De qualquer modo eu fiquei ainda mais ansiosa pela leitura. Com certeza a realizarei em breve. :D

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler algum livro da Autora ,recebi ótimas indicações dos livros dela .Agora que li a resenha sobre o livro ,fiquei mais curiosa ainda .Mas lerei primeiro : Como eu era antes de você .Mas enfim ,parabéns pela resenha flor .
    Sucesso e beijos :D .

    http://chuvaelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ele entrou para a minha lista de aquisições! Fiquei encantada com a sua resenha, lerei sem medo por isso!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já vi várias resenhas sobre os livros da Jojo, e as pessoas sempre gostam bastante. Tô bastante interessada em ler Como eu era antes de você e A garota que você deixou para trás, pois parecem ser ótimos.
    Adorei sua resenha!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Dos livros que você citou eu puder ler Como eu era antes de Você e fiquei facinada com a forma de Jojo escrever. Li o livro em ebook, e no inicio quis ler só por que eu tinha gostado da capa, quando cheguei ao fim estava viciada, e disse a mim mesma que compraria todos os livros dela. ^~. Ainda não fiz isso, mas vou fazer.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir