Desafio Literário: The Rory Gilmore book challenge

20:09


Olá leitores,

A postagem de hoje tem por objetivo anunciar minha participação em mais um desafio literário. Quem se lembra do seriado Gilmore Girls (para quem não lembra tem sinopse no fim da postagem)? Acredito que essa foi a primeira série que efetivamente acompanhei até o último capitulo. Dente as várias referências à cultura pop incorporadas na trama da série, também era possível acompanhar os hábitos de leitura de Rory Gilmore, uma das protagonistas.

Rory aparecia com um livro em praticamente todos os episódios e ainda existem algumas controvérsias sobre a quantidade de livros que ela leu ao longo das sete temporadas. Há poucas semanas vagando pela blogosfera descobri que tem um desafio literário que propõe fazer as leituras realizadas pela personagem e pensei: por que não?

Ao todo são mais de trezentos livros - isso mesmo mais de trezentos livros! – por isso não estou estipulando um prazo para ler tais títulos. Também há aqueles que já li (como ‘O Retrato de Dorian Grey’ e ‘Cem anos de Solidão’) e alguns que até o momento não tenho muita vontade de ler; por isso esse desafio será bem flexível. 

Quando fizer a leitura de alguma obra que conste na lista de livros da Rory, sinalizarei na resenha. Posso adiantar que o primeiro livro do desafio será ‘A Sangue Frio’ do Truman Capote.



Sobre Gilmore Girls

A série conta a história do cotidiano da mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore e sua filha Lorelai "Rory" Leigh Gilmore que vivem no pequeno povoado fictício de Stars Hollow, em Connecticut, pequena cidade com muitos personagens peculiares e localizada cerca de trinta minutos de Hartford. A trama explora diversos assuntos como família, amizades, conflitos geracionais e classes sociais.

Gilmore Girls tem como características os diálogos rápidos com poucas pausas, as frequentes referências da cultura popular e política e comentários sociais, manifestado mais claramente no difícil relacionamento de Lorelai com seus pais de alta sociedade.





Alguns livros do desafio

1984 – George Orwell

The Adventures of Huckleberry Finn – Mark Twain

.Alice in Wonderland – Lewis Carroll

The Amazing Adventures of Kavalier & Clay – Michael Chabon

An American Tragedy – Theodore Dreiser

Angela’s Ashes – Frank McCourt

Anna Karenina – Leo Tolstoy

Anne Frank: Diary of a Young Girl – Anne Frank

Archidamian War – Donald Kagen

The Art of Fiction – Henry James

The Art of War – Sun Tzu

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Mrs. Dalloway by Virginia Woolf




E então o que acharam do desafio?

Érika Rodrigues

Também poderá gostar

4 comentários

  1. O Desafio tem vários livros ótimos, estou bastante ansioso para a primeira resenha do desafio, aguardo ela

    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Érika, nunca assisti a essa série mas depois desse desafio fiquei interessado, por se tratar de família e fazer referência a livros e afins. Não farei o desafio (por enquanto) mas acompanharei por aqui o seu progresso. Até mais, abraço.

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Adoro a série e quero ler as resenhas de várias livros da lista!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia a série, mas já tinha ouvido falar desse desafio. Achei bm legal a proposta do desafio e me interesse pela serie, por fazer referencias e tals.

    Beijos
    www.nathaliafanti.blogspot.com

    ResponderExcluir