[RESENHA]: O Chamado do Cuco (Robert Galbraith)

19:56

Título: O Chamado do Cuco

Autor: Robert Galbraith

Edição: 1a

Editora: Rocco

Páginas: 447

Nota: 4,5 de 5


Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.



Comentários


Confesso que meu interesse por esse título surgiu depois de toda a publicidade envolvendo o uso de pseudônimo Robert Galbraith por parte da consagrada J.K. Rowlling. Por não ser muito adepta do gênero fantasia até então ainda não tinha lido nada da autora, mas O Chamado do Cuco é um romance policial que já trazia mistérios em torno da própria autoria. E assim, a premissa me convenceu.

A narrativa gira em torno das lacunas que se apresentam a morte misteriosa da supermodelo Lula Landry. O direcionamento do caso, encerrado pela polícia como suicídio, não agradou ao irmão de Lula, John Bristow. Tendo em vista as falhas na investigação oficial, Bristow resolve contratar um detetive particular, Strike, para provar que Lula na verdade fora assassinada.

Mesmo não acreditando na hipótese de assassinato, Strike decide assumir o caso, primeiro por estar enfrentando problemas financeiros e, segundo, devido a gama de documentos selecionados pelo irmão da modelo a fim de provar sua versão da história. Junto com Strike, somos apresentados a Robin – secretária temporária do detetive – que ganha destaque na história por sua personalidade sempre curiosa e sagaz. 

A partir daí somos envolvidos por uma trama primorosa. Com o início das investigações de Strike, o leitor tem a sensação de que todos que estiveram próximo a Lula em seus últimos dias de vida tinham razões para empurrá-la da janela de seu apartamento. No decorrer da história, que é narrada em terceira pessoa, é possível acompanhar como os personagens vão ganhando complexidade no cenário das reconstituições propostas pelo investigador; e como a própria relação entre Strike e Robin conquista a simpatia de quem lê.

A leitura rápida e repleta de reviravoltas sutis é capaz de instigar o leitor a partir dos primeiros capítulos. Outro aspecto curioso da trama fica por conta das descrições do autor. Londres e o mundo glamouroso, e por vezes cruel, das celebridades são caracterizados com tantos detalhes que por vezes parecem compor personagens secundários da narrativa. 

O Chamado do Cuco é o primeiro romance policial da série Cormoran Strike escrito por Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowlling. O livro já havia recebido uma série de críticas positivas antes mesmo da revelação da identidade do autor. Indico a leitura para os fãs de literatura policial a moda antiga, que foca mais na observação e no trabalho cerebral do que na ação propriamente dita. 



"Porém, Strike sabia que os verdadeiramente iludidos desprezariam alegremente trivialidades como provas de DNA, citando contaminação ou conspiração. Eles viam o que queriam ver, cegos à verdade inconveniente e implacável."
Página 74


Érika Rodrigues

Também poderá gostar

9 comentários

  1. Gostei bastante da sua resenha, Érika. Já li outras, e todas me deixam curioso para conhecer o trabalho da autor [Rowling]. Parece ser uma história bacana.

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito bem trabalhada pelo autor, Samuel. Acredito que você vai gostar =)

      Excluir
  2. Acho que a sua resenha veio na hora certa.
    Estou querendo comprar esse livro só por toda a publicidade, ser da J. K. e a capa ser bonita, mas ainda não sabia nem do que se tratava.
    Adoro histórias de suspense policial, então fiquei apaixonada. Ainda mais por você ter dito que é um livro cheio de reviravoltas e tal, parece ser muito interessante!
    Subiu para o topo da minha lista!

    beeijos

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! De fato as reviravoltas e as sutilizas presentes na história desafiam a atenção do leitor e são o ponto forte na narrativa. Se você já gosta do gênero pode se jogar sem medo de errar.
      ;)

      Excluir
  3. Olá, adorei sua resenha. Adoro a forma como Rowling escreve, não importa o gênero que escreva. Estou bem ansiosa para ler esse livro, promete ser ótimo!
    Beijos, Lery. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lerissa,
      o livro é realmente muito bom. Eu não conhecia nada da Rowling, mas acredito que essa foi uma ótima forma de começar.

      Excluir
  4. Érika, essa é a primeira resenha do livro que leio, e a oportunidade me possibilitou conhecer um pouco mais sobre a trama. Para ser bem sincera, não sabia que O Chamado do Cuco se travada de um enredo policial, vertente literária que eu tanto adoro, inclusive. Seus comentários me deixaram instigada, pois adoro histórias recheadas de reviravoltas. E acho que J.K. não criaria um pseudônimo assim, em vão... enfim, adorei!

    Um abraço!
    universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Para quem gosta de literatura policial posso dizer - sem medo de errar - que esse é um bom título.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Erika!
    Até o momento não tinha lido nenhuma resenha desse livro e também não tinha lido sua sinopse. Tive mais interesse em ler esse livro pelo fato da J.K. ter criado um pseudônimo para escrever esse livro e pela capa ter chamado atenção, somente isso me fez ficar interessada nele. Logo após ter lido sua resenha, aí sim, eu fiquei mais interessada em lê-lo literatura policial me fisga de jeito ...

    Abraços.
    Natalia,
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir