Tag: 6 livros para ler nas férias

13:13

A nossa primeira tag de dezembro foi indicada pelo blog parceiro Amo Livros – obrigada pela indicação, Eduarda. O objetivo é apresentar aos leitores uma lista com indicações literárias para apreciar nas férias. 

Meus indicados são:



Crônica de uma morte anunciada - Gabriel García Márquez

Porque esse livro?

O primeiro motivo é que sou fã de tudo que o Gabriel García escreve, mas não é apenas por isso. O livro apresenta uma narrativa interessante e uma reconstituição invertida de um assassinato. A narrativa, também lembra muito o trabalho jornalístico de apuração.

Sinopse: “No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã”. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida.

Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e “o espelho quebrado da memória” dos envolvidos.



Eu sei que vou te amar - Arnaldo Jabor

Porque esse livro?

Li esse livro nas férias de julho de 2008 (é já tem um tempinho) e ele se tornou um dos meus livros prediletos. Não sou muito adepta de histórias românticas e apesar da narrativa estar centrada em um casal, o autor trata o relacionamento de forma tão crua e realista que me encantou.

Sinpse: Eu Sei Que Vou te Amar, conta a história de um casal recém-separado após seis anos de casamento, que marca um reencontro depois de três meses sem se ver. O cenário é o novo apartamento dele. A ansiedade e o estranhamento inicial manifestados em gestos contidos e frases pensadas, vão aos poucos dando lugar a um turbilhão de emoções e palavras com alto poder destrutivo, mas renovador. Em busca de uma resposta para o que sente, o homem e a mulher extravasam ressentimentos, ofensas, mágoas, enumeram dores e traições até chegarem a um estado de delírio que os coloca na beira do abismo muitas vezes existente entre a palavra dita e o desejo real. Ali, onde não são possíveis formulações racionais, onde a palavra é impotente diante do indizível.





Maus - A História de um Sobrevivente - Art Spiegelman

Porque esse livro?

Maus é uma grafic novel fantástica. Não sou leitora de quadrinhos, mas a Segunda Guerra Mundial é um dos meus assuntos prediletos (tanto como estudo, como na literatura). Os personagens, apesar de estarem representados por animais, são bem vivos e a história é capaz de te deixar com nó na garganta em diversos trechos. O Spiegelman ganhou o Pulitzer de literatura com essa obra, então nem precisa falar muito.


Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.



O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Porque esse livro?

Mais uma obra que tem a Segunda Guerra como tema, mas dessa vez contada sob a ótica inocente de duas crianças, que mesmo em situações opostas, são igualmente vítimas das atrocidades desse período histórico.

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Feriado de Mim Mesmo - Santiago Nazarian

Porque esse livro?

Também já tem um tempinho que fiz essa leitura, mas lembro de na época ficar bastante intrigada com a narrativa. O livro é muito bem escrito e a narrativa é bastante envolvente. Além do título que é só amor (eu tenho essa coisa de me encantar com títulos).

Sinopse: Pelo menos uma vez na vida todo mundo já se sentiu como o protagonista desta obra. Paranóico, confuso, sem certezas de que a vida não é apenas uma pegadinha. Questiona-se sobre sua sanidade, suas escolhas, seus ideais. Pensa em abandonar o cotidiano, tirar umas férias, fugir de si mesmo. Mas o problema não é ele, o problema é o outro. O autor flerta com os limites do indivíduo neste romance, que será levado as telas pela diretora Eliane Caffé. Este thriller começa no Dia dos namorados e acompanha as emoções e atitudes de um homem que tem sua casa supostamente invadida. 

Uma menina deixa um recado em sua secretária eletrônica, mas é para outra pessoa; alguém come sua comida, que talvez esteja envenenada; matam a barata que ronda sua cozinha; sugerem mudanças em seus textos e, não bastasse, deixam uma escova de dente vermelha em cima da pia. Um invasor sem rosto, sem nome, quais seriam seus propósitos?


Do Amor e Outros Demônios - Gabriel García Márquez 

Porque esse livro? 

Mais um do Gabriel García. Esse livro é carregado do realismo fantástico tão característico do autor. É uma obra excelente para quem quer começar a ler algum livro deste colombiano incrível. 


Sinopse: "Do Amor e Outros Demônios" vem de uma inspiração de quase meio século. Mas sua história vai além. García Márquez viaja até fins do século XVIII, em pleno vice-reinado da Colômbia, esta ainda colônia da Espanha, para compor uma história de amor, cercada de mistério, sortilégio e feitiçaria, culminado num processo instaurado pela inquisição.






Blogs que indico para responder a tag:






E vocês, já leram algum desses títulos? Gostaram das indicações?

Érika Rodrigues

Também poderá gostar

5 comentários

  1. Oi, muito interessante os livros que você postou e sou louca para ler O menino do Pijama Listrado. Parece que o assunto de cada livro parece compatível com as férias e combina muito!
    Boa-sorte com o blog!
    Beijos
    eujaliesselivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, ainda não li nenhum livro citado acima, mas tenho muita vontade de ler Maus e o Menino do pijama listrado . Também tenho uma meta para minhas ferias...
    Boa leitura.

    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Vou responder ainda hoje ou amanhã. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela indicação!
    Tag respondida

    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/p/mensageiro.html

    Ana Flávia ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O Amo Livros também foi indicado a essa tag. ^^
    Adoro Tags =D

    Http://www.amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir